3 TED Talks que você precisa assistir antes que o dia de hoje termine

Tempo de leitura: 2 minutos

Viciado que sou, eu gosto mais de assistir TED Talks que Lost, The Walking Dead ou House of Cards (Parei de ver Game of Thrones, que se tornou uma série pornô-medieval…). Por isso, no Vida de Startup, estou iniciando uma nova série de artigos: 3 TED Talks que eu recomendo por semana para os viciados em TED como eu 🙂

A idéia é indicar 3 Talks toda terça-feira. Se vingar, vou convidar alguns amigos empreendedores para indicar seus 3 TED Talks favoritos e vamos rodando a roda toda semana. Por isso, se você curtiu a idéia, não deixe de compartilhar este artigo com os amigos. Se tiver uma boa quantidade de acessos, seguiremos com o novo quadro no VDS 😉

Não, não é desse Ted que eu estou falando ;)
Safadinho, não é desse Ted que eu estou falando, viu 😉

1. Monica Lewinsky e o preço da vergonha
Para os jovens que nasceram depois dos anos 90, esse nome pode soar muito estranho, não é mesmo? Bem, para quem não sabe, Monica foi pivô de um escândalo enorme do então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Bill era casado com Hillary, que inclusive está nas atuais prévias para se candidatar a Casa Branca nas próximas eleições. Bem, fica fácil suspeitar qual é a relação entre os 3, não é mesmo? Pois bem, Monica, estagiária na Casa Branca, se apaixonou pelo seu chefe, Bill. E eles acabaram “derrapando na curva”. O pior é que descobriram. Mais terrível ainda é que ela foi exposta para todo o planeta. O resultado catastrófico do linchamento virtual e da mídia você pode conferir no TED a seguir:

2. Amy Cuddy ensina que sua linguagem corporal molda você
Existe uma frase, em especial no mundo das startups, que diz “fake until you make it”, que seria algo como finja até que você consiga fazer. A proposta de Amy é um pouco diferente. Através desse TED, ela mostra como nosso comportamento, gestos, postura, etc são capazes de nos influenciar a nós mesmos tanto para o bem quanto para o mal.

E, por fim, ela mostra como nós podemos e devemos “fingir ser até nos tornarmos/transformarmos naquilo que dizemos ser“:

3. Simon Sinek e como grandes líderes inspiram as pessoas a agir
Simon fez uma incrível descoberta. Ele descobriu que há um padrão fantástico ao analisar vários grandes líderes da história recente e então “codificou” esse padrão o denominando de Círculo Dourado (Why, How, What). Para saber como grandes líderes como Steve Jobs ou Martin Luther King inspiravam as pessoas, veja um dos TED Talks mais vistos de todos os tempos:

E aí, o que você achou destes 3 TED Talks? Se você assiste TED Talks como eu, quais recomendaria assistir? Deixe aqui nos comentários 😉

Sobre Matt Montenegro

Matt Montenegro é fundador do Barba Ruiva, que funciona como um guarda-chuvas para o Beved, um mercado livre de cursos online, o Vida de Startup, este blog onde é escritor e criador e o Aio, um YouTube corporativo para base de conhecimento, comunicação interna e mini-treinamentos para empresas. Também é formado em Comunicação Social(Publicidade) na Newton Paiva, cursou a Pós-Graduação em Design de Interação na PUC e especialista em User Experience. É membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups da região metropolitana de Belo Horizonte.

  • Jonathan Ribeiro

    Olá, eu creio que você como viciado em TEDx Talk já deve ter visto esse, mas eu o achei muito interessante. Meu amigo Daniel me recomendou e eu gostei, interessante. “The Power fo YET, developing a growth mindset.”

  • Sergio Souza

    Ótimo post, Matt!

  • Érico Rodrigues

    Esse do Simon Sinek é muito foda! Adorei..

    Tem um que eu gosto demais também: Como parecer inteligente na sua palestra TEDx | Will Stephen

    Um show de comunicação!

    Abraço, Matt!

  • Excelente TED’s. Continue com o quadro, ótima sacada…

  • Nancy Tak

    o TED mudou a minha vida kkkk amo e agora vejo tudo de DESIGN THIKING
    https://www.ted.com/talks/tony_fadell_the_first_secret_of_design_is_noticing